sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Mural gigante celebra Niemeyer na Paulista

ASSUNTO: Homenagem 

 FOTOS ALAN TEIXEIRA

Eduardo Kobra assina painel de 52 m de altura


  (Foto: Alan Teixeira)
Um grande tributo a um homem maior. É isso que o mais de meio milhão de pessoas que passam todos os dias pela avenida Paulista, em São Paulo, podem conferir faz alguns dias, desde que o artista plástico e muralista Eduardo Kobra finalizou um enorme painel em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, morto em dezembro de 2012, aos 104 anos de idade. Trata-se de um retrato policromático de 52 m de altura que orna uma das laterais do edifício Ragi, número 124 da praça Oswaldo Cruz, no início da mais famosa avenida de São Paulo.


  (Foto: Alan Teixeira)
O trabalho de Kobra foi iniciado em 14 de janeiro e contou com a ajuda de outras três pessoas de sua equipe. O esforço não foi pouco – trabalhavam em andaimes das 8h às 20h. A obra faz parte do projeto Muros da memória, que modifica a paisagem urbana por meio de pinturas cenográficas que resgatam importantes figuras da memória da cidade. O tributo ao arquiteto também valeu como comemoração aos 459 anos de São Paulo. Kobra explica: "Embora ele fosse carioca, quis homenageá-lo no aniversário de São Paulo, em um dos cartões-símbolos da cidade que é a região da avenida Paulista. Afinal, ele era um cidadão do mundo e homenageou os paulistanos com obras maravilhosas, como o Museu da América 
Latina e o Parque Ibirapuera, entre outras".




  (Foto: Alan Teixeira)
A linguagem geométrica da pintura esconde, em traços do rosto e roupa do arquiteto, referências a várias obras de Niemeyer, como a Pampulha, o Copan, o Museu Oscar Niemeyer e o Palácio do Planalto. Para o autor do mural, é uma honra ver a street artocupar um espaço crescente na cidade. “Eu levei mais de 20 anos para chegar a esse momento de pintar a lateral de um grande prédio numa das mais importantes avenidas. Eu estou muito emocionado e orgulhoso desse trabalho”.





Edi / Germana / Anabela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...