terça-feira, 26 de julho de 2011

Lavabos no capricho

DICAS POR: romã


Projetos com revestimentos marcantes, espelhos e iluminação elaborada. Confira!
Reportagem Visual Aldi Flosi, Juliana Hamaceck e Zizi Carderari 
Texto Letícia de Almeida Alves


No ambiente de 3,30 m2, o mármore travertino é o grande responsável por criar uma atmosfera elegante. "Como essa não é uma área sujeita a tanta umidade, não foi preciso impermeabilizar a pedra, aplicada no piso e na parede", conta a arquiteta Paloma Yamagata. Apenas a bancada de peroba-do-campo, que oferece apoio à cuba, precisou de tratamento e recebeu verniz náutico. O misturador é do tipo cascata (Punto). Preste atenção: um espelho frontal e dois laterais, que vão da bancada ao teto, produzem um interessante jogo de reflexos e garantem amplitude. A cuba de apoio Ciottolo (Metalbagno), com 35,5 cm de altura, se transforma em atração do espaço.

"Este lavabo foi concebido para ser elegante e impactante", revela a decoradora Adriana Penteado. Isso porque o morador, que adora receber, queria um ambiente com clima noturno e festivo. Para alcançar esse efeito, a profissional optou por um papel de parede marrom com padrão azul-metalizado (Wallcovering), cores afinadas com a paleta do restante do apartamento. A iluminação difusa de leds realça o revestimento. Preste atenção: a cuba de limestone cinza, desenhada pela decoradora, oferece uma área de apoio para o vaso com flores. Sob a peça, uma caixa de madeira funciona como compartimento para as toalhas.

Para facilitar a circulação no ambiente de apenas 1,60 m2, as arquitetas Carmen Zaccaro e Marise Kessel desenharam uma bancada de apoio lateral com 20 cm de profundidade, mais estreita que a cuba de 40 cm de profundidade. Feitas de mármore pigués, as duas peças foram executadas pela Marmoraria Colonial. Um mosaico de fragmentos de imbuia (Oca Brasil) confere textura à parede de fundo. Os metais são da Deca. Preste atenção: sob a cuba, há um nicho que permite o acesso ao sifão. Na parede da pia, revestida de cimento, o espelho fica afastado 5 cm e esconde a iluminação indireta. Um ponto de luz no teto valoriza o mosaico de madeira.

Um tecido que imita pele de cobra (Donatelli) reveste as paredes do lavabo do loft de 170 m2. "Eu queria um ambiente feminino e aconchegante", diz a proprietária, Isabella Bariani Tralli. O revestimento foi aplicado pelo estofador Joel Antônio da Silva, profissional indicado pelo designer Paulo Castellotti. O lustre de cristal (Cecilia Dale) reforça a aura de feminilidade do ambiente. Preste atenção: em contraste com o tecido e o espelho, os demais elementos do lavabo têm linhas contemporâneas. Caso da bancada retilínea de marmoglass (Tamboré Mármores), da cuba e dos metais (Deca).

A cor azul é uma presença constante no apartamento da estilista Helena Buon. No lavabo, um tom clarinho de turquesa cobre a moldura do espelho (que traz pinceladas de dourado) e surge de forma pontual na jarra com flores (arranjo da Bothanica Paulista). Já as paredes receberam um rosa-antigo, que serve de fundo para o pôster preto-e-branco, com personalidades retratadas pelo fotógrafo francês Félix Nadar (1820-1910). Preste atenção: a moradora optou por uma pia de estilo antigo, que conta com estrutura de ferro para o apoio da cuba e funciona como toalheiro. A maçaneta original foi trocada por um modelo de bronze, trazido de uma viagem a Buenos Aires.

Neste projeto, o ponto principal foi a elaboração de uma grande bancada que pudesse otimizar o espaço reduzido, de 2 m2. "Criei uma peça que organiza o ambiente", conta o arquiteto Adriano Mascarenhas. Feita de mármore branco, ela tem 1,35 m de largura e conta com um recorte que define a área da pia e uma borda alta, que disfarça levemente o vaso com o bambu. A porta pivotante repete o modelo usado em todo o apartamento. Preste atenção: abaixo da bancada, o arquiteto instalou uma prancha com rodízios. Esta peça móvel ajuda na hora da limpeza e acomoda acessórios. O espelho, afastado da alvenaria por uma discreta moldura, tem 1,70 m de altura e alcança o forro.


Fonte: casaclaudia
Edie / Anabela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...